Profile

Carlos Manino

IT Director,
TOTVS Law Department

Contact Details

TOTVS Law Department

Social Links

IT Director,
TOTVS Law Department

Bio

Sócio Diretor da TOTVS juriTIs (franquia TOTVS especializada no Segmento Jurídico), área em que atua desde 1988, e associado ao ILTA (International Legal Technology Association). Co-fundador da BCS Informática e na TOTVS estruturou o AR Jurídico - modelo de Atendimento e Relacionamento para Departamentos Jurídicos.

Especialista em GED/DMS (Gerenciamento Eletrônico de Documentos - um dos responsáveis por trazer ao Brasil as soluções da iManage/Worksite em 1999) e sistemas de segurança da informação, com foco em DLP (Data Loss Prevention).

Engenheiro de Computação com MBA em TI pela Universidade de São Paulo na Escola Politécnica/USP e MBA Executivo em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios na FGV, com diversas certificações técnicas na área de TI, sistemas de IDM/IAM e soluções de infraestrutura.

Na área acadêmica lecionou matérias de exatas em cursos de graduação, professor universitário no curso de Engenharia da Universidade Paulista e professor convidado da FGV no curso de pós-graduação (GVLaw), ministrando os módulos de Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação e atuou como instrutor certificado da iManage (iCAT - iManage Certified Application Trainer).